30/09/2010

XI Congresso Brasileiro de Psicomotricidade: Diálogos e Interseções com a Psicomotricidade – Um Século de História – 50 anos de Brasil

Olhar: mediador da comunicação no setting da psicomotricidade relacional.
Autora: Maura Cristina Pereira Putrique  - Psicomotricista Relacional Projeto Criança Viva CIAR - IBTS

O presente trabalho apresenta a importância do olhar como mediador da relação na comunicação não verbal no setting na Psicomotricidade Relacional, e descreve alguns tipos deste olhar. Este estudo foi realizado dentro de uma abordagem qualitativa, na concepção de uma pesquisa-ação, onde por meio de relatórios, filmagens e fotos, foram identificadas situações de utilização do olhar como forma de comunicação nas relações não verbais e o nos jogos simbólicos no setting Psicomotricidade Relacional.


22/09/2010

Convite Dia da Cidadania Nacional

Dia 25 de setembro (sábado próximo) das 9 às 17 h no Parque Barigui, (nas imediações do restaurante do lago), teremos a segunda edição do DIA DA CIDADANIA ESPECIAL. Será um dia dedicado às pessoas portadoras de necessidades especiais.


Teremos os seguintes serviços:
- Verificação de pressão arterial;
-Teste de glicemia e colesterol;
-Orientação para obtenção de carteira de trabalho;
-Triagem de acuidade visual;
-Orientação Jurídica;
-Orientação sobre benefícios previdenciários;
-Orientação sobre isenções tributárias na aquisição e veículos para PcD;
-Triagem auditiva;
-Corte de Cabelo;
-Maquiagem;
-Camarim de pintura facial para crianças;
-Dança adaptadas, brincadeiras, infláveis,
- Desfile de modas

*O desfile de modas será com crianças e adolescentes com deficiência, às 15:00 h

Teremos também as associações que estarão vendendo seus produtos de artesanato, enfeites para o Natal, bijuterias finas, doces etc.
Preciso que você participe e divulgue este lindo evento, pois é um dia de solidariedade e a participação da sociedade irá brilhantar e motivar as entidades e entes participantes.

“A verdadeira riqueza de um homem é o bem que ele faz ao seu semelhante”.
Gandhi

Entes participantes:

Fundação Cultural de Curitiba
Fundação de Ação Social – FAS
Secretaria Antidrogas Municipal
Secretaria do Governo Municipal
Secretaria Municipal de Defesa Social
Secretaria Municipal da Educação
Secretaria municipal da Saúde
Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
Secretaria Municipal do Trabalho e emprego
Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego
Secretaria Municipal dos Direitos da PcD
INSS
Ministério Público do Estado do Paraná
Justiça Federal
Ministério do Trabalho – orientação para emissão da Carteira de Trabalho
NPJ da UFPR
UniBrasil
Unilehu
Universidade Positivo
Universidade Tuitui do Paraná
Adevipar
ADPF
ADM
Astrau
Rotary / Rotaract- Rebouças
COPEL
Despachante Cristina –orientação sobre Isenções de impostos na aquisição de veículo
HN Adaptações
OPERATIVA – Cadastramento de Currículo para o mercado de trabalho
Associação Paranaense dos Ostomizados
Escola de Educação Especial Vivian Marçal
ADEVIPAR- Impressão Braille

E


VOCÊ??

Lançamento Base de Dados Infância e Juventude em Números

13/09/2010

A partir de hoje e até domingo, Sesc Paraná realiza uma série de eventos para discutir a relação da leitura com o cotidiano

A programação completa do evento pode ser conferida no site http://www.sescpr.com.br/.
Publicado em 13/09/2010 Marcio Renato dos Santos 



Quem passar pelas imediações da Praça Generoso Marques esta semana vai se deparar com um cenário inusitado. Ao redor do Paço da Liberdade – Sesc Paraná, algumas tendas podem sugerir que está acontecendo uma feira, o que é verdade. Quatro empresas atravessarão os próximos dias comercializando livros.

No entanto, dentro de uma ou­­tra tenda, um telão estará retransmitindo os bate-papos que acontecem dentro da Sala de Atos, no terceiro piso do prédio histórico.
O mais incrível de tudo é que a motivação para toda essa transformação na paisagem é a leitura.
Esse siricutico na região central é nada menos do que a Semana Literária – Sesc Paraná, o novo nome para a feira do livro que a entidade promove há 28 anos. O evento acontece simultaneamente em 20 cidades do estado.
Na capital, onde a programação se concentra no Paço, o filé mignon desse banquete são seis mesas-redondas, nas quais estarão presentes alguns dos mais importantes escritores brasileiros da atualidade.
Eles foram convidados para falar a respeito da leitura no cotidiano. Uns vão tentar explicar como se dá a formação do leitor; outros comentarão como a tecnologia pode ajudar os brasileiros a fazer da leitura algo tão rotineiro como sorver um cafezinho.

Uma chance para o diálogo
O escritor Joca Terron afirma que participar de um evento como esse é imprescindível para um autor contemporâneo. Afinal, os escritores da chamada nova geração, os que surgiram a partir de 1990, ainda são mais conhecidos enquanto personalidades públicas do que pelas obras que escreveram. “Estar em eventos literários é fundamental para interagir com o público e despertar o interesse pela produção recente”, diz Terron, autor do livro Do Fundo do Poço Se Vê a Lua.

O escritor e jornalista José Castello, curador do evento, foi mais do que feliz na escolha dos convidados, uma vez que privilegiou escritores jovens — alguns deles estão vindo pela primeira vez para Curitiba. É o caso de Tatiana Salem Levy, vencedora do Prêmio São Paulo de Lite­ratura. Ela participa, na companhia de Altair Martins, da mesa A Leitura na Modernidade, amanhã, às 19h30.
“É instigante eu participar de um encontro sobre os chamados ‘gêneros ligeiros de leitura’, uma vez que não tenho blog e não estou no twitter”, conta. Mas a portuguesa radicada no Rio de Janeiro admite que a sua literatura dialoga com a rapidez do mundo contemporâneo. Ela é autora de uma narrativa fragmentada e desenvolve cenas curtas. “No fundo, sou muito antiga”, diz, completando que, atualmente, há espaço para tudo e todos.
E é justamente essa pluralidade que dá o tom à Semana Lite­­rária do Sesc Paraná. Lya Luft faz a palestra de abertura hoje, às 19h30. A autora homenageada é Rachel de Queiroz. Haverá oficinas, exibição de vídeos, entre outras opções e, é importante frisar, o café do térreo estará funcionando como espaço para conversar e, quem sabe, para ler alguma prosa ou poesia.

Serviço:
Semana Literária. Paço da Liberdade – Sesc Paraná (Pça. Generoso Marques, 189), (41) 3242-4200. De 13 a 19 de setembro. Programação variada. Os ingressos para as mesas redondas são gratuitos, mas devem ser retirados com antecedência.

Leitura indicada pela Supervisora Administrativa do IBTS - Maristela Pimentel Coelho

09/09/2010

A Gincana do Conhecimento Movimenta toda a Instituição Padre João Ceconello

O mais novo projeto do Programa HSBC Educação com a realização do Instituto Brasileiro de Transformação Social (IBTS) é a Gincana do Conhecimento. A Gincana está sendo realizada de agosto a outubro, como um projeto piloto e está movimentando toda a instituição Ceconello em São José dos Pinhais.
São várias tarefas semanais de conteúdos escolares de Matemática e Português, com objetivo de incentivar na realização das atividades escolares e interagir em grupo numa prática competitiva e saudável. Além da motivação na realização dos afazeres com conteúdos escolares, as crianças e adolescentes estão sendo estimulados com atividades lúdicas, de raciocino lógico e brincadeiras.

Desde o início Matheus, de 3 anos do grupo 1, é um dos mais animados e já interagiu em todos os grupos.
O grupo 6 foi criou o grito de guerra “ão ão ão nosso time é campeão”
É evidente a união e interação em grupo dos participantes.

Não deixe de acompanhar as novidades desta emocionante corrida pelo conhecimento!

Texto encaminhado pela Coordenadora da Gincana, Cláudia de Souza - Analista de Treinamento IBTS