07/12/2010

Cartões de Natal na Gincana do Conhecimento

Uma das atividades da Gincana do Conhecimento foi a troca de Cartões de Natal no dia 22 de novembro de 2010.


São nos pequenos gestos e atitudes do nosso dia-a-dia que devemos proporcionar o mínimo de alegria e compreensão a todos que nos cercam. Que o espírito natalino encha os nossos corações neste natal. Muitos desejos de Boas Festas e principalmente um 2011 abençoado foram escritos e entregues em forma de Amigo Secreto, entre os acolhidos da instituição Padre João Ceconello – Casa Abrigo Menino Jesus. Com muito entusiasmo e capricho os acolhidos coloriram vários cartões de natal, para que no encerramento das atividades da Gincana do Conhecimento, fosse realizado o sorteio e troca como forma de presentear os colegas e instrutores.

Foi um momento mágico de confraternização e alegria para todos!!!

Atividade realizada pela Analista de Treinamento/Psicopedagoga Dhebora Cristina da Silva e a
estagiária Camila Baratieri, ambas do IBTS.

Confraternização na Gincana do Conhecimento

Você já viu um anjo? Nós vimos vários!

Anjos da Guarda, Anjos do Céu, Anjos Estelares e Anjos do Natal. Todos anunciam a boa nova e iluminam nosso caminho.

No mês de novembro uma das tarefas da Gincana do Conhecimento realizada pelo Instituto Brasileiro de Transformação Social (IBTS) na instituição Padre João Ceconello foi colorir anjos!
Os acolhidos surpreenderam com tanto capricho, alem de colorir deram maior leveza aos desenhos, colando algodão, criando céus, estrelas e nuvens para nossos anjinhos!

Este trabalho resultou na construção de um mural na instituição, onde os desenhos foram expostos como forma de reconhecimento e valorização do trabalho realizado pelos participantes!

Atividade realizada pela Analista de Treinamento/Psicopedagoga Dhebora Cristina da Silva e a
estagiária Camila Baratieri ambas do IBTS.

02/12/2010

CONANDA TERÁ NOVA REPRESENTAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL

A sociedade civil elegeu no último dia 26 de novembro uma nova representação (14 titulares e 14 suplentes) para o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). Os novos conselheiros para o biênio 2011/2012 serão empossados no dia 15 de dezembro. Confira abaixo a nova composição.

O processo eleitoral foi conduzido pelo Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA) e fiscalizado pelo Ministério Público Federal. O Secretário de Articulação do FNDCA, Valdir Gugiel (União Catarinense de Educação – UCE/Marista), ressaltou o momento importante por que passa a área da infância e adolescência no Brasil, com a aprovação de um Plano Decenal, que vai traçar objetivos para os próximos dez anos. “Esperamos que esse novo grupo dê o suporte para conseguirmos transformar em realidade os compromissos do Plano Decenal. Temos que fazer acontecer, pensando em uma realidade macro, mas respeitando as diferenças”, disse.

Antes mesmo da eleição, o Fórum Nacional DCA divulgou uma Carta-Compromisso, assinalando pontos estratégicos de defesa e sustentação política que a sociedade civil não poderá abrir mão na gestão do CONANDA. No documento, o FNDCA lembra que o Brasil terá grande aporte de capitais públicos e privados para a realização de obras e empreendimentos turísticos em razão da realização da Copa do Mundo de Futebol e das Olimpíadas, em 2014 e em 2016, e ressalta a necessidade de que também haja investimento público e privado prioritário para a garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Na Carta-Compromisso, o FNDCA defende que a sociedade civil se comprometa:

• com a defesa do CONANDA como arena política em que a sociedade civil que ali se faz presente se comprometa em nome do interesse público e do interesse superior da criança, o que confronta qualquer forma de defesa de interesses particulares, corporativos ou privatistas;
• com a defesa da democratização do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, garantindo a pluralidade, inclusive garantindo em sua instância a participação direta de adolescentes em seu processo decisório; e para que lhes sejam dadas as condições de exercerem papel ativo e protagônico;
• com o aprimoramento dos mecanismos de transparência na definição de critérios para apresentação, avaliação de projetos e execução do orçamento; 
• com a defesa do fortalecimento da gestão democrática da Política Nacional por meio da destinação de recursos e apoio político na estruturação e manutenção dos conselhos e fóruns DCAs, em todos os níveis;
• com a articulação com outros segmentos para promover discussão, articulação e proposição mais ampla com outros sujeitos políticos coletivos da sociedade.

Confira a nova representação da sociedade civil no CONANDA:


Maiores formações no Portal dos Direitos da Criança e do Adolescente