31/10/2011

Mães maltratadas pelos pais tendem a abandonar filhos

Crianças são abandonadas por mães que não tiveram base familiar.

31/10/2011 às 07:12:11 - Atualizado em 31/10/2011 às 07:16:16

Átila Alberti - Paraná Online
O abandono de menores é um problema crônico no Brasil. Segundo a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Estado Paraná, hoje existem cerca de 4.500 crianças e adolescentes em abrigos. Somente em Curitiba, o número chega a 1.300.
Mas o que leva uma mãe a abandonar um filho? Foi essa pergunta que originou a pesquisa orientada pela professora Lídia Weber, professora e coordenadora do Núcleo de Análise de Comportamento da UFPR, para a dissertação de mestrado da aluna Carolina Santos.
Concluída em 2009, o estudo entrevistou 21 mulheres que já tinham abandonado ao menos um filho em algum momento de sua vida. Este grupo foi comparado com outro grupo, também formado por 21 mulheres de mesmo nível socioeconômico, mas que não abandonaram
seus filhos. O objetivo era investigar que tipo de criação foi recebido pelas entrevistadas.
“As diferenças entre os dois grupos de mulheres são impressionantes. Embora sejam igualmente pobres, o que mais se ressalta é uma vida anterior de negligência afetivo-emocional. Elas eram foram absolutamente negligenciadas ou maltratadas pelos próprios pais. Em especial, o pai mais do que a mãe”, afirma Lídia.
A psicóloga conta que o aprendizado do ser humano ocorre de acordo com modelos, e desses, um dos mais fortes é o sistema familiar. “O abandonado abandona. O mal-amado não sabe amar”, revela.

28/10/2011

Cursos de Qualificação para Mulheres

Instituto Federal do Paraná
Promove CURSOS DE QUALIFICAÇÃO para MULHERES

 Cuidador de Idosos ( Ensino Fundamental Completo, a partir de 18 anos)
 Cuidador de Crianças ( Ensino Fundamental Completo, a partir de 18 anos)
 Auxiliar de Limpeza (4ª Série completa, a partir de 18 anos)

Informações na
AGÊNCIA DO TRABALHADOR CENTRAL - 1° andar, sala Convocação.
Rua: Pedro Ivo, 744
Fone: 3883-2200