20/09/2012

Cada um é um. E agora? - Revista Nova Escola

A edição de Setembro da Revista Nova Escola traz como reportagem de capa uma matéria bastante interessante sobre como trabalhar com a heterogeneidade dentro da sala de aula!


Clique no link para ler a matéria na íntegra:
 
E, no site da revista há também assuntos extras relacionados com o tema:

Convite - Apadrinhamento Afetivo

No próximo sábado 22/09/12 às 09h00 será realizado na sede da Recriar - Família e Adoção para a Oficina de  Esclarecimento do projeto de Apadrinhamento Afetivo. Você que quer saber um pouco mais como vir a ser um padrinho ou madrinha  afetivo (a), não perca essa oportunidade!






Mais informações:
Recriar - Família e Adoção
Rua Carneiro Lobo, 35 - casa fundos - Água Verde,  Curitiba - PR (41) 3264-4412
www.projetorecriar.org.br

03/09/2012

Manter os alunos na escola é o maior desafio do ensino médio

Dupla jornada e formação insuficiente são comuns nos últimos anos de colégio antes do vestibular
 
Segundo estatísticas do movimento Todos Pela Educação, apenas 35% dos estudantes do último ano do ensino médio atingiram o nível de conhecimento adequado em Português e Matemática para a série. Ou seja, dos 90% que conseguem chegar ao fim do processo, uma parcela pequena tem os conhecimentos básicos exigidos para uma vida profissional promissora. Além disso, dados do questionário aplicado na Prova Brasil 2009 mostraram que 60% dos estudantes da rede pública que iriam ingressar no ensino médio pretendiam trabalhar e estudar. O resultado obtido no Ideb 2011 mostra que dez estados regrediram em relação ao ano de 2009. Especialistas ressaltam que a evasão escolar nessa etapa do aprendizado é alta porque o jovem não vê sentido em cursar o ensino médio e dá prioridade ao trabalho. A dupla jornada expõe os estudantes adiversas dificuldades e a escola não oferece nenhum incentivo para que o jovem se dedique apenas ao estudo.
 
[Gazeta do Povo - Vida e Cidadania, p.4 - Anna Simas - 26/08/12]