28/03/2013

Adoção e Devolução

"A adoção, cada vez mais em foco nos estudos psicológicos, sociais e jurídicos, vem sendo, ao longo dos anos, transformada em um recurso mais simples e completo no intuito de extinguir o abandono infantil tão presente na sociedade atual."
 
Assim começa a reportagem Adoção e Devolução: a criança devolvida que está na Revista Contato nº 86, publicação do Conselho Regional de Pscicologia do Paraná do bimestre de Março/Abril, que aborda o tema da adoção que você pode ler na íntegra abaixo ou no próprio site do CRP, clicando no link direto desta edição da revista.
 




22/03/2013

Paraná tem 3.576 crianças em abrigos e 637 aptas à adoção

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 44.313 meninos e meninas vivem hoje em abrigos de acolhimento institucional ou outros estabelecimentos do gênero no Brasil. Deste universo, aproximadamente 86% estão nesses locais há mais de dois anos, período máximo recomendado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). No Paraná, são 3.576 garotos e garotas à espera de uma decisão que defina se eles devem voltar para as famílias biológicas ou ganhar um novo lar. Desse número, apenas 637 estão aptos para adoção. Segundo a presidente da Associação Paranaense Alegria de Viver (Apav), Maria Rita Teixeira, a demora na destituição do poder familiar, que conforme a lei deveria ocorrer em 120 dias, complica as chances de adoção dessas crianças e adolescentes, que quanto mais velho ficam, menos chances têm de conseguirem uma nova família.
[Folha de Londrina – Geral – Mariana Franco – 17/03/13]

Escolas poderão decidir se terão férias durante a Copa

As escolas poderão decidir se ajustam o calendário de férias para o período da Copa do Mundo de 2014, que acontece no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho do próximo ano. O ministro Aloizio Mercadante, da Educação, homologou parecer do Conselho Nacional de Educação que questiona a aplicação do artigo da lei sancionada ano passado pela presidente Dilma Rousseff. O MEC entende que a Lei Geral da Copa não pode se sobrepor à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A Lei Geral da Copa estabelece que os sistemas de ensino ajustem os calendários escolares de forma que as férias escolares abranjam todo o período da Copa. Já a LDB define que o calendário seja adequado às peculiaridades locais e que devem ser cumpridos 200 dias letivos. [Gazeta do Povo – Vida e Cidadania – 20/03/13]
 

21/03/2013

Casa do Pai lança seu novo site

Uma das 11 instituições de acolhimento que fazem parte do Programa HSBC Educação, a Casa do Pai, acaba de lançar seu novo site. Clique e conheça um pouco mais sobre o trabalho desta instituição.