22/10/2009

Práticas Educativas

Atualmente vem aumentando o número de famílias que encontram dificuldades em educar seus filhos. As maiores dúvidas encontram-se no estabelecimento de regras e limites, no desenvolvimento de comportamentos adequados e na forma adequada de reagir mediante aos problemas comportamentais.

Vários contextos podem influenciar na formação de uma criança, mas a família é considerada como o primeiro e mais privilegiado contexto de socialização, estabelecendo a base para os padrões de comportamento. Cada família utiliza uma maneira própria para educar e transmitir seus valores morais e de conduta aos filhos, utilizando para isso o uso de práticas educativas, as quais podem ser positivas ou negativas.

As práticas educativas são definidas como estratégias utilizadas para educar, as quais podem desenvolver tanto comportamentos pró-sociais quanto anti-sociais, dependendo da freqüência e intensidade que são utilizadas.

As práticas educativas positivas favorecem o desenvolvimento do comportamento pró-social da criança. Por outro lado, as práticas educativas negativas podem levar ao desenvolvimento de comportamentos anti-sociais.

É importante que pais e educadores reflitam sobre suas práticas, pois dependendo do padrão de interação, poderá promover ou prejudicar o desenvolvimento da criança.

Atualmente existe no IBTS um curso de práticas educativas para educadores sociais de instituições de acolhimento, voltado para o desenvolvimento e fortalecimento de práticas educativas positivas e diminuição do uso de práticas educativas negativas, visto que o trabalho de educar dessas pessoas também merece a mesma atenção.

Danielle M. Karam - Pedagoga





Nenhum comentário:

Postar um comentário