Atualmente vem aumentando o número de famílias que encontram dificuldades em educar seus filhos. As maiores dúvidas encontram-se no estabelecimento de regras e limites, no desenvolvimento de comportamentos adequados e na forma adequada de reagir mediante aos problemas comportamentais.
Vários contextos podem influenciar na formação de uma criança, mas a família é considerada como o primeiro e mais privilegiado contexto de socialização, estabelecendo a base para os padrões de comportamento. Cada família utiliza uma maneira própria para educar e transmitir seus valores morais e de conduta aos filhos, utilizando para isso o uso de práticas educativas, as quais podem ser positivas ou negativas.
As práticas educativas são definidas como estratégias utilizadas para educar, as quais podem desenvolver tanto comportamentos pró-sociais quanto anti-sociais, dependendo da freqüência e intensidade que são utilizadas.
As práticas educativas positivas favorecem o desenvolvimento do comportamento pró-social da criança. Por outro lado, as práticas educativas negativas podem levar ao desenvolvimento de comportamentos anti-sociais.
É importante que pais e educadores reflitam sobre suas práticas, pois dependendo do padrão de interação, poderá promover ou prejudicar o desenvolvimento da criança.
Atualmente existe no IBTS um curso de práticas educativas para educadores sociais de instituições de acolhimento, voltado para o desenvolvimento e fortalecimento de práticas educativas positivas e diminuição do uso de práticas educativas negativas, visto que o trabalho de educar dessas pessoas também merece a mesma atenção.
Danielle M. Karam - Pedagoga
Mais detalhes sobre o tema em http://scielo.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712005000200008
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