13/09/2010

A partir de hoje e até domingo, Sesc Paraná realiza uma série de eventos para discutir a relação da leitura com o cotidiano

A programação completa do evento pode ser conferida no site http://www.sescpr.com.br/.
Publicado em 13/09/2010 Marcio Renato dos Santos 



Quem passar pelas imediações da Praça Generoso Marques esta semana vai se deparar com um cenário inusitado. Ao redor do Paço da Liberdade – Sesc Paraná, algumas tendas podem sugerir que está acontecendo uma feira, o que é verdade. Quatro empresas atravessarão os próximos dias comercializando livros.

No entanto, dentro de uma ou­­tra tenda, um telão estará retransmitindo os bate-papos que acontecem dentro da Sala de Atos, no terceiro piso do prédio histórico.
O mais incrível de tudo é que a motivação para toda essa transformação na paisagem é a leitura.
Esse siricutico na região central é nada menos do que a Semana Literária – Sesc Paraná, o novo nome para a feira do livro que a entidade promove há 28 anos. O evento acontece simultaneamente em 20 cidades do estado.
Na capital, onde a programação se concentra no Paço, o filé mignon desse banquete são seis mesas-redondas, nas quais estarão presentes alguns dos mais importantes escritores brasileiros da atualidade.
Eles foram convidados para falar a respeito da leitura no cotidiano. Uns vão tentar explicar como se dá a formação do leitor; outros comentarão como a tecnologia pode ajudar os brasileiros a fazer da leitura algo tão rotineiro como sorver um cafezinho.

Uma chance para o diálogo
O escritor Joca Terron afirma que participar de um evento como esse é imprescindível para um autor contemporâneo. Afinal, os escritores da chamada nova geração, os que surgiram a partir de 1990, ainda são mais conhecidos enquanto personalidades públicas do que pelas obras que escreveram. “Estar em eventos literários é fundamental para interagir com o público e despertar o interesse pela produção recente”, diz Terron, autor do livro Do Fundo do Poço Se Vê a Lua.

O escritor e jornalista José Castello, curador do evento, foi mais do que feliz na escolha dos convidados, uma vez que privilegiou escritores jovens — alguns deles estão vindo pela primeira vez para Curitiba. É o caso de Tatiana Salem Levy, vencedora do Prêmio São Paulo de Lite­ratura. Ela participa, na companhia de Altair Martins, da mesa A Leitura na Modernidade, amanhã, às 19h30.
“É instigante eu participar de um encontro sobre os chamados ‘gêneros ligeiros de leitura’, uma vez que não tenho blog e não estou no twitter”, conta. Mas a portuguesa radicada no Rio de Janeiro admite que a sua literatura dialoga com a rapidez do mundo contemporâneo. Ela é autora de uma narrativa fragmentada e desenvolve cenas curtas. “No fundo, sou muito antiga”, diz, completando que, atualmente, há espaço para tudo e todos.
E é justamente essa pluralidade que dá o tom à Semana Lite­­rária do Sesc Paraná. Lya Luft faz a palestra de abertura hoje, às 19h30. A autora homenageada é Rachel de Queiroz. Haverá oficinas, exibição de vídeos, entre outras opções e, é importante frisar, o café do térreo estará funcionando como espaço para conversar e, quem sabe, para ler alguma prosa ou poesia.

Serviço:
Semana Literária. Paço da Liberdade – Sesc Paraná (Pça. Generoso Marques, 189), (41) 3242-4200. De 13 a 19 de setembro. Programação variada. Os ingressos para as mesas redondas são gratuitos, mas devem ser retirados com antecedência.

Leitura indicada pela Supervisora Administrativa do IBTS - Maristela Pimentel Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário