12/07/2012

Encerramento do 1º semestre do curso de Formação para o Trabalho

O IBTS encerrou na última sexta feira, dia 6 de Julho, o primeiro semestre de 2012 do curso Formação para o Trabalho realizado com 31 jovens entre 13 e 16 anos das instituições de acolhimento parceiras do Programa HSBC Educação. O curso que prepara os jovens para o mercado de trabalho contava neste período com duas turmas do primeiro módulo e uma turma do terceiro módulo.

Para o encerramento desta etapa, o IBTS procurou uma atividade cultural para os jovens programada em planejamento de Ações Socioeducativas.  Foi agendada uma visita no Museu Oscar Niemeyer, para uma visita guiada e a participação de uma oficina que fazem parte da exposição de um dos grandes nomes da arte paranaense: Poty Lazzarotto.

O intuito era de proporcionar aos jovens o contato com a arte de forma diferenciada que pode e deve ser explorada por eles em busca de conhecimento, diversão e cultura podendo ajuda-los em seu desenvolvimento pessoal e também profissional.


SOBRE O PROGRAMA HSBC EDUCAÇÃO

O programa, gerido pelo Instituto HSBC Solidariedade, é uma das principais iniciativas do HSBC no foco social. Ele foi lançado em março de 2001 e foi reformulado em março de 2008 em parceria com o IBTS. A partir desta parceria, novos trabalhos ligados ao acolhimento de crianças e adolescentes foram inseridos, inclusive promovendo, o preparo dos técnicos e educadores das instituições com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento educacional e psicossocial da criança e adolescente enquanto ele permanece na instituição.


SOBRE O CURSO

O curso Formação para o Trabalho teve início no ano de 2011 e pode ser considerado um preparatório para a entrada no Projeto Jovem Aprendiz e posteriormente o encaminhamento do jovem ao mercado de trabalho.  O curso possui um sistema modular durante dois anos, organizado em quatro módulos, e por competências, que privilegiam a diferenciação dos percursos formativos, a individualização e a contextualização da formação ao meio socioeconômico, cultural e profissional dos jovens acolhidos.
Neste ano, teremos a primeira turma formada do curso Formação para o Trabalho e, o IBTS já se prepara para as atividades do próximo semestre que se iniciam no dia 13 de Agosto de 2012.


SOBRE A EXPOSIÇÃO
“Poty, de todos nós” reúne 800 itens da produção de um dos mais expressivos artistas do Paraná. A mostra ocupa o salão principal do Museu Oscar Niemeyer e reúne desde desenhos de infância, passando pelo material que ele produziu durante a temporada em que estudou na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, até gravuras e outros conteúdos que ele realizou ao longo de seu percurso.  
Mais informações no site do MON:
http://www.museuoscarniemeyer.org.br/exposicoes/potysite.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário