03/09/2012

Manter os alunos na escola é o maior desafio do ensino médio

Dupla jornada e formação insuficiente são comuns nos últimos anos de colégio antes do vestibular
 
Segundo estatísticas do movimento Todos Pela Educação, apenas 35% dos estudantes do último ano do ensino médio atingiram o nível de conhecimento adequado em Português e Matemática para a série. Ou seja, dos 90% que conseguem chegar ao fim do processo, uma parcela pequena tem os conhecimentos básicos exigidos para uma vida profissional promissora. Além disso, dados do questionário aplicado na Prova Brasil 2009 mostraram que 60% dos estudantes da rede pública que iriam ingressar no ensino médio pretendiam trabalhar e estudar. O resultado obtido no Ideb 2011 mostra que dez estados regrediram em relação ao ano de 2009. Especialistas ressaltam que a evasão escolar nessa etapa do aprendizado é alta porque o jovem não vê sentido em cursar o ensino médio e dá prioridade ao trabalho. A dupla jornada expõe os estudantes adiversas dificuldades e a escola não oferece nenhum incentivo para que o jovem se dedique apenas ao estudo.
 
[Gazeta do Povo - Vida e Cidadania, p.4 - Anna Simas - 26/08/12]

Nenhum comentário:

Postar um comentário