27/06/2011

PAIR - Curitiba realiza seminário para construção de plano de ações

Artigo publicado na terça, 21 de Junho de 2011

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (COMTIBA) e a Universidade Federal do Paraná– UFPR realizam no dia 27 de junho o Seminário para construção do Plano Operativo Local do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro – PAIR. O encontro acontece no auditório do Setor de Saúde da Universidade Federal do Paraná, localizado na Rua Padre Camargo, 280, bairro Alto da Gloria, a partir das 8h.

Na oportunidade serão apresentadas as políticas municipais e estaduais desenvolvidas atualmente pelas secretarias de Saúde, Educação, Ação Social, Turismo e Segurança Pública no enfrentamento da exploração sexual. Um diagnóstico sobre os casos de violência sexual e os serviços de atendimento oferecidos – uma das ações do PAIR – também será tema de explanação no seminário.

Já no dia 6 de julho acontecem as oficinas para elaboração do Plano Operativo Local (POL). O objetivo é reunir atores de diversas áreas do Sistema de Garantia de Direitos que atuam em Curitiba para delinear as ações práticas de combate à violência sexual. De acordo com a coordenadora do PAIR, Jandicleide Evangelista Lopes, a base para a construção do POL é o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil. Assim ele será dividido em seis eixos: Análise da Situação, Mobilização e articulação, Defesa e Responsabilização, Atendimento, Prevenção, Protagonismo juvenil. Para acompanhar o andamento e a efetividade das ações será constituída uma Comissão Permanente do PAIR.

Na última fase do seminário, entre os dias 12 de julho e 10 de agosto, ocorrem as capacitações dos profissionais que atuam no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes em Curitiba. Isso inclui desde os atores envolvidos na prevenção e na defesa dos direitos de meninas e meninos àqueles que elaboram políticas públicas e que executam de fato o atendimento.

O PAIR
O PAIR é uma ação da Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República no âmbito do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O Programa surgiu em 2002 e inicialmente a metodologia de trabalho foi aplicada em seis municípios de seis estados brasileiros, hoje atinge quase 500 municípios em 22 estados além das 15 cidades gêmeas do Mercosul envolvendo integração de ações entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Seu objetivo é de integrar políticas para a construção de uma agenda comum de trabalho entre governos, sociedade civil e organismos internacionais, visando o desenvolvimento de ações de prevenção e atendimento à crianças e adolescentes vulneráveis ou vítimas da exploração sexual e tráfico para fins sexuais.

Serviço
O quê: Seminário para construção do Plano Operativo Local do PAIR-Curitiba
Quando: dias 27 de junho e 6 de julho, às 8h
Onde: Seminário acontece no Setor de Saúde da UFPR, na Rua Padre Camargo, 280, bairro Alto da Gloria. Já as oficinas serão realizadas no Centro de Capacitação, Rua Dr. Faivre, 169.
Informações: (41) 3360-1022/(41) 3360-7234

Informação encaminhada pela Gerente do IBTS - Zânia Diório

Nenhum comentário:

Postar um comentário