04/04/2012

Vereadores aprovam aumento de quase 20% para professores

Foi aprovada na tarde de segunda-feira (2), em primeiro turno, mensagem do prefeito Luciano Ducci (PSB) que eleva o salário de servidores da carreira do magistério em 8,69%. Ao todo, o professor curitibano passará a receber, a partir de 1º abril desse ano, aumento salarial de 19,56%. Ou seja, a remuneração mínima do professor passa a ser de R$ 1.434,62.

O valor considera o reajuste, aprovado recentemente pela Câmara Municipal, de 10% concedido a todos os servidores municipais e mais os 8,69% aprovados nesta segunda. Este índice de 8,69%, específico aos servidores da carreira do magistério, deverá se sobrepor ao primeiro de 10%, atingindo o aumento real de 19,56%. Com a aprovação deste projeto de lei, o magistério recupera as defasagens salariais do período que vai de 1999 a 2005.

A proposta volta ao plenário para votação de segundo turno nesta terça-feira (3) e, se aprovada, segue para sanção, atendendo calendário do TSE, que estabelece data limite para conceder reajustes ao funcionalismo o dia 10 de abril.

"Barrar o PPQ é uma grande vitória em defesa da qualidade da educação, de condições de trabalho e da valorização do nosso trabalho. Além de excluir os aposentados e professores com RIT (Regime Integral de Trabalho), essa gratificação baseia-se em uma lógica coercitiva que tenderia a criar rivalidade no ambiente de trabalho e aumentar as exigências e sobrecargas que o professor já possui", explicou o diretor do Sismmac, Gabriel Conte.

"As melhorias nos salários vão ao encontro das lutas históricas dos professores de Curitiba, que sempre estiveram mobilizados em busca da valorização profissional e da melhoria da educação pública no município", diz a vereadora Professora Josete (PT).

Fonte: Estado do Paraná, publicado em 03/04/2012http://oestadodoparana.pron.com.br/politica/noticias/62969/?noticia=professores

Nenhum comentário:

Postar um comentário