23/06/2010

10 SUGESTÕES - COMO FAZER GESTÃO DE CONFLITOS NO TRABALHO

1. Procure Soluções, Não Culpados. Se concentre na META.

2. Analise a Situação. A. Faça as seguintes perguntas: QUAL é realmente o problema? QUEM está envolvido? O QUE aconteceu? Ocorre desde QUANDO? ONDE aconteceu o desentendimento (em que departamento, sector)? POR QUE ocorreu o conflito?

3. Mantenha um Clima de Respeito. Ao dialogar com a(s) parte(s) envolvida(s), mantenha sempre um clima de respeito e consideração pois essa será a plataforma que sustentará o entendimento. Evite todo o tipo de sarcasmo, ironia ou agressividade, pois funcionarão como combustível para aumentar a fogueira.

4. Aperfeiçoe a Habilidade de Ouvir e Falar. Não interrompa quando a outra pessoa estiver a explicar, saiba ouvir e perceba a linguagem corporal. Faça perguntas que levem ao esclarecimento do problema. Pergunte qual é a sugestão da outra pessoa para resolver a situação.

5 Seja Construtivo ao Fazer uma Crítica. Concentre-se no problema ou comportamento e não na personalidade das pessoas. Da mesma forma, quando alguém lhe dirigir críticas vagas, solicite esclarecimentos

6. Procure a Solução Win-Win. O ganha-perde ou perde-perde são as piores formas de solucionar conflitos. Procure a relação ganha-ganha em que ambos os lados saiam vencedores, sem impor ou humilhar a outra parte. Os conflitos não são casuais. Ocorrem quando as pessoas se sentem frustradas ou humilhadas, ignoradas, não reconhecidas, injustiçadas, inseguras, traídas, etc. As pessoas cooperativas são aquelas que têm algo a ganhar com isso, e grande parte das vezes não se trata de dinheiro. Elas podem querer, por exemplo, segurança, estabilidade, reconhecimento, promoção, crescimento pessoal, harmonia em equipe, desafios profissionais, elogio, etc.

7. Aja Sempre no Sentido de Eliminar Conflitos. Existem muitos métodos para eliminar comportamentos de resistência. Você poderá utilizar um ou vários desses métodos para resolver impasses com colegas ou subordinados: A. Mostre um Exemplo de Sucesso. Exemplifique como o mesmo problema foi enfrentado pela pessoa X ou pelo Departamento A e que a solução foi encontrada utilizando o mesmo processo a ser agora adoptado, provando, assim, sua eficiência. B. Dê uma Garantia. Garanta que, se o novo layout, a nova tecnologia ou seja lá o que for, não der certo dentro de um determinado prazo (quinze dias, um mês etc.), então será adoptado o sistema antigo ou algum outro. C. Faça uma Demonstração. Há resistências quanto a um novo equipamento ou um novo sistema? Use-o ou faça-o você mesmo funcionar (ou alguma outra pessoa que entenda disso) e mostre os resultados positivos. D. Tente Simplesmente Ouvir. Ouça os argumentos da outra parte amistosamente. Ao terminar o que ela tem a dizer, experimente persuadi-la por meio de uma argumentação lógica.

8 Mantenha a Calma. Mantenha a calma, não reaja mal às más notícias e, sobretudo, não se irrite se alguém discordar de seu ponto de vista. Com essa postura, os outros aceitarão a sua liderança e passarão a confiar em si.

9. Quando Estiver Errado, reconheça. Isso demonstra maturidade emocional.

10. Não ignore os Problemas. Se houver um conflito enfrente-o, usando para isso a abordagem que melhor se adeqúe ao momento. Não ignore a situação, o tempo quase sempre só agravará a discórdia. Pode, no entanto, haver situações especiais em que é mais vantajoso não encarar o conflito do que enfrentá-lo, pois a relação custo- benefício seria desfavorável. Neste caso use o seu bom senso para discernir quando o fazer. (adaptado)

Manual do Chefe em Apuros, Ernesto Artur Berg
Sugestão texto: Tanielle Andretta Pereira - IBTS

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