30/07/2010

Casa-lar de Tamandaré destruída por incêndio precisa de doações

Uma criança e uma mãe social morreram no incêndio que destruiu a casa-lar em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba, nesta quarta-feira (28). O fogo também deixou desabrigadas outras 15 crianças que viviam no local, e foram salvas por policiais civis e militares.

A casa-lar, localizada no Centro de Almirante Tamandaré, era uma instituição mantida pela prefeitura da cidade e que abrigava crianças que foram retiradas das famílias por ordem da Justiça. O abrigo em que os menores estavam era provisório. Daqui a cerca de um mês, estava prevista a transferência dos menores para uma nova sede.

O desafio agora é dar o mínimo de conforto para esses menores, já que tudo foi destruído pelo acidente. As crianças precisam de pomadas para assadura, fraldas, roupas e calçados, e os leite Nam 1 e 2. A prefeitura de Almirante Tamandaré informou que quem quiser ajudar as crianças pode doar roupas infantis, roupas de cama, alimentos e produtos de higiene. As doações devem ser entregues na creche em que as crianças foram abrigadas. O endereço é Rua Coronel João Cândido de Oliveira, s/n, ao lado da Escola Municipal Alvarenga Peixoto, no Centro da cidade ou no Fórum de Almirante Tamandaré, na Rua Antonio Batista de Siqueira, 347, (próximo a prefeitura) aos cuidados da Dra Alice Rosnner no Fórum Criminal.
 
Informação encaminhada pela Gestora Social da Fundação Iniciativa, Janaina Rodrigues.

28/07/2010

Presidente da FAS assume Conselho da Criança e Adolescente

O presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Leandro Meller, assumiu nesta terça-feira (27) a presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba). A solenidade aconteceu durante a 5ª Reunião Ordinária do Comtiba, na sala de reuniões da FAS, no bairro Campo Comprido.

"Com dedicação e transparência, daremos continuidade ao trabalho que já vinha sendo executado pelo Comtiba, fortalecendo os serviços e a integração dos poderes públicos e sociedade civil na defesa dos direitos das crianças e adolescentes", disse Leandro Meller, que assume o cargo no lugar de Fernanda Richa, que se desincompatibilizou da presidência da FAS no início de julho.

O Comtiba é um órgão deliberativo e formulador das políticas de atendimento a criança e adolescente, formado por seis representantes indicados pelo Governo Municipal e seis representantes eleitos da Sociedade Civil Organizada. É responsável pela avaliação, regulamentação, fiscalização e determinação desta política em Curitiba.

Notícia encaminhada pela Supervisora Administrativa do IBTS Maristela Pimentel Coelho.

26/07/2010

Instituto Jaime Lerner vai premiar projetos voltados a crianças

O Prêmio é destinado apenas a iniciativas paranaenses e sem fins lucrativos

Com o objetivo de valorizar os melhores projetos voltados para crianças de até 12 anos de idade, desenvolvidos por instituições públicas e privadas do Paraná, o Instituto Jaime Lerner lançou nesta segunda-feira (19), em Curitiba, o Prêmio Fani Lerner, em homenagem à ex-primeira-dama do Estado e ex-secretária estadual da Criança, que faleceu em maio do ano passado. A premiação nasceu da necessidade de valorizar instituições da capital e do interior que atuam diretamente com iniciativas de melhoria educacional, de qualidade social e da saúde das crianças. Segundo o regulamento, cinco iniciativas serão classificadas para a final. O melhor projeto receberá um prêmio de R$ 5 mil. Serão aceitas apenas iniciativas desenvolvidas no Paraná, sem fins lucrativos, que tenham ao menos um ano de funcionamento, que possuam registro no Conselho Municipal ou Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e no Conselho Municipal ou Estadual de Assistência Social. (20/7 – Gazeta do Povo Online – Gabriel Azevedo).

22/07/2010

Projeto Recriar: "Afeto que Transforma" – Preparação de Famílias para a Adoção e para o Apadrinhamento Afetivo.

Olá Amigos e Amigas!

Um novo momento se inicia para a ONG Recriar – Família e Adoção, estamos instalados em uma nova sede no bairro da Água Verde, cedida pela Prefeitura por todos os nossos trabalhos durante esses anos e também obtivemos o apoio do CEDCA/FIA para trabalharmos o projeto "Afeto que Transforma" – Preparação de Famílias para a Adoção e para o Apadrinhamento Afetivo.

Com este projeto, voltaremos a realizar ações para preparar o caminho para uma cultura da adoção consciente; entre essas ações reiniciaremos as Reuniões Públicas – “Rodas de Conversa sobre a Adoção”, que nós já fazíamos desde 1996 e que sempre foram esclarecedoras e serviram de apoio e orientação aos postulantes à adoção.

As nossas Rodas de Conversa são abertas ao público e acontecerão uma vez por mês aos sábados pela manhã - das 10h00 às 11h30. Nestas reuniões contaremos sempre com a presença de palestrantes com temas relevantes da área da adoção, além do depoimento aberto de casais e pessoas que passaram pelo processo da adoção.

Todos vocês estão convidados a participar!

Nossa 1ª reunião será no dia 14 de agosto/2010 - 10h00 - em nossa sede Rua Carneiro Lobo, 35 – casa fundos, Água Verde – 3264-4412. (perto do supermercado Pão de Açúcar)

Estamos à disposição para qualquer esclarecimento.
Atenciosamente,
Lucianne Scheidt
Recriar - Família e Adoção
www.projetorecriar.org.br

21/07/2010

Plano de enfrentamento à violência contra população infanto-juvenil é posto sob consulta pública

Material servirá como orientação para que municípios elaborem suas prórias diretrizes de combate às diversas formas de violência

A sociedade tem até o dia 30 de julho para contribuir com a construção do Plano Estadual Plurianual de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes. Criado com o objetivo de traçar diretrizes para o combate e prevenção da violência contra a população infanto-juvenil paranaense, o Plano também estabelece como meta a articulação entre as secretarias estaduais para o desenvolvimento de ações mais efetivas de enfrentamento.
Coordenada pela Secretaria de Estado da Criança e da Juventude do Paraná (SECJ) e vinculada à Câmara de Garantia de Direitos do Cedca-PR, a Comissão Estadual Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes é responsável pela elaboração e conclusão do texto, cujas diretrizes entrarão em vigor a partir de 2011 com encerramento em 2015, quando serão novamente reavaliadas.

Segundo Juliana Feitosa, psicóloga da Coordenação das Ações Protetivas da SECJ, “a elaboração do Plano é importante por causa do conjunto de diretrizes que irão auxiliar as diversas secretarias na proteção e promoção dos direitos de crianças e adolescentes. Ele irá servir também como material de consulta para os municípios pensarem em seus próprios planos de enfrentamento”, explicou a psicóloga.
Construído em 2003 com base no Plano Nacional de Enfretamento a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, e depois de ter passado por algumas revisões, as diretrizes estaduais abrangem todas as formas de violência. Uma das principais mudanças desta versão é que ela conta com estratégias e operações mais concretas no desenvolvimento de iniciativas de enfrentamento à violência contra o público infanto-juvenil. Na nova redação o Plano é dividido em cinco eixos: Gestão do Plano, Mobilização e Articulação, Prevenção e Atendimento, Proteção e Responsabilização e Protagonismo Juvenil.

Informações sobre as ações que já estão sendo executadas serão repassadas aos candidatos ao Governo do Estado para que haja continuidade em seus mandatos. De acordo com Juliana “a intenção é fazer com que a gestão que irá assumir tenha este Plano como proposta para a proteção de crianças e adolescentes, esperando que ele se caracterize como política de Estado”, afirmou.
A versão preliminar do Plano está disponível para consulta pública e os interessados em colaborar tem até o dia 30 de julho para enviar suas sugestões para o e-mail: ceievca@secj.pr.gov.br. As sugestões serão discutidas pelos membros da Comissão e há previsão de que a versão completa e finalizada do Plano seja publicada até o final do ano. “Esta consulta tem por objetivo unir os diversos atores para que seja possível concretizar ações”, finaliza a psicóloga da SECJ.

Texto sugerido pela Gerente do IBTS, Zânia Diório.

15/07/2010

Curso gratuito de jardinagem

Divulguem!
A Escola Maria Ruth Junqueira oferece curso profissionalizante gratuíto de jardinagem. O curso é o único da cidade de Curitiba e região metropolitana e está prestes a ser cancelado pela falta de alunos. Abaixo seguem os dados do curso para os interessados.
O curso dura 6 semanas, diariamente das 13:30 as 17:30h. O curso é gratuito, não tem pré-requisito (a não ser gostar de plantas!) e há um certificado de profissionalizaçã o ao final do curso.
As aulas são ministradas na Escola Maria Ruth Junqueira, na unidade da Av. das Torres (atrás do Hipermercado Big).
O endereço para inscrição é Rua Augusto Stelfeld, 365. O telefone é 3223-6171.

Uma nova turma inicia a cada 6 semanas.
Aula/Assunto

01 Introdução, Conhecendo a escola.
02 Seqüência de trabalhos no jardim.
03 Segurança no trabalho de jardinagem.
04 Materiais e ferramentas para jardinagem.
05 Morfologia das plantas.
06 O solo.
07 Propagação de plantas.
08 Visita ao horto municiapal (com relatório).
09 Plantas daninhas.
10 Plantio de transplante.
11 Noções de botânica.
12 Classificação de plantas.
13 Vasos.
14 Podas.
15 Visita a floricultura (com relatório).
16 Cores no jardim.
17 Leitura de projetos.
18 Compostagem.
19 Gramados.
20 Orçamentos.
21 Parquet’s.
22 Estilos de jardins.
23 Materiais complementares utilizados na jardinagem.
24 Insetos e doenças – receitas.
25 Plantas tóxicas.
26 Plantas comestíveis.
27 Horta, pomar e jardins de ervas aromáticas.
28 Tintas naturais.

12/07/2010

Instituição de Acolhimento está com vagas abertas para voluntários

1. Auxiliar pedagógica / reforço escolar
Descrição: Auxiliar nas tarefas das crianças, jogos didáticos, auxiliar no estudo e leitura
Onde será realizada: Na instituição de acolhimento ACRIDAS, situada na Rua Eduardo Geronasso, 1782 - Bacacheri
Quando será realizada: segundas ou quartas - período da tarde
Perfil do voluntário: - pontual, experiência com crianças ou aprendizado, paciente, pró-ativo
Público: Crianças e adolescentes.

2. Selecionador de doações - BAZAR
Descrição: Separar roupas, brinquedos, objetos,calçados etc. Organizar e catalogar material separado
Onde será realizada: Na instituição de acolhimento ACRIDAS, situada na Rua Eduardo Geronasso, 1782 - Bacacheri
Quando será realizada: segundas ou quartas ou sextas - período da tarde
Perfil do voluntário: - organizado, pontual, pró-ativo
Público: Educadoras sociais, funcionários, crianças e comunidade.



3. Recreação com crianças
Descrição: Brincar e cuidar das crianças, passear e realizar atividades dentro da instituição
Onde será realizada: Na instituição de acolhimento ACRIDAS, situada na Eduardo Geronasso, 1782 - Bacacheri
Quando será realizada: Segunda ou quarta ou sexta - 14:00 as 16:30
Perfil do voluntário: - Paciente, pontual, gostar de crianças, pró-ativa e calma

Público: crianças

4. Reforço escolar para ensino médioCONTATO:
Descrição: auxiliar na aprendizagem e fixação de conteúdo
Onde será realizada: Na instituição de acolhimento ACRIDAS, situada na Rua D. João Braga, 64 - Vista Alegre
Quando será realizada: qualquer dia da semana, a partir das 18:00
Perfil do voluntário: - organizado, pontual, pró-ativo e experiência com aprendizado ou aulas particulares
Público: adolescentes.

Contato:Sarah Moreira - Assistente Social
Tel: (41) 3523-5609
e-mail: voluntariado@acridas.org.br