A educação psicomotora é uma técnica, que se utiliza de jogos e exercícios que levam a criança ao seu desenvolvimento global. A estimulação ocorre de tal forma que esteja relacionada ao corpo como um todo, em todo o seu potencial (percepção, expressão, criação), respeitando sempre as diferenças individuais (o ser é único, diferenciado e especial).
Dentro os objetivos da educação psicomotora destacam-se: aquisição do domínio corporal (lateralidade, orientação espacial, coordenação motora, equilíbrio e a flexibilidade); controle da inibição voluntária (melhorar o nível de concentração e abstração); desenvolvimento sócio-afetivo (reforçando as atitudes de lealdade, companheirismo e solidariedade).
Uma atividade psicomotora deve ser desenvolvida em três momentos distintos: iniciação - tem como objetivo reunir as crianças para que se descreva o que vai ocorrer durante a sessão. Este momento é importante porque permite que criança se identifique verbalmente e respeite o momento de início da atividade; desenvolvimento do jogo - nesse momento a criança pode atuar livremente nos brinquedos (jogando, se expressando, etc.); término ou saída: o grupo se reúne novamente para dizer o que fez, ou seja, fazer um resumo das atividades.
Pode-se utilizar outras maneiras de iniciar e de terminar uma atividade, como por exemplo: contar histórias, rodas cantadas, jogos, etc.
Texto encaminhado pela Pedagoga Danielle Mainguê Karam
Nenhum comentário:
Postar um comentário