19/05/2010

Práticas de pais sociais em instituições de acolhimento de crianças e adolescentes

Acredito que a internet é de fato uma rede que abre fronteiras para o novo: novos conhecimentos, novos contatos e novas formas de atuação. Dessa forma, é uma oportunidade de ampliar nosso conhecimento e aplicá-lo em nosso cotidiano. Por isso, expresso o meu desejo de compartilhar o resultado de dois anos de estudo no Curso de Mestrado em Psicologia, na Universidade Federal de Santa Catarina, pela divulgação de um artigo no blog do Instituto Brasileiro de Transformação Social - IBTS, do qual faço parte.

O objetivo da minha pesquisa, finalizada em abril de 2010, foi compreender e descrever as práticas realizadas por pais sociais em instituições do tipo casa lar, que atendem crianças e adolescentes vítimas de maus tratos. Este é um contexto no qual a qualidade do atendimento prestado constitui-se em um foco de investigação crescente no Brasil, principalmente no aspecto da qualificação dos recursos humanos dessas instituições.

Assim, convido a todos para conhecer uma parte do meu estudo pela leitura do artigo Práticas de pais sociais em instituições de acolhimento de crianças e adolescentes, que apresenta uma revisão teórica e uma análise das práticas desses educadores, que são figuras tão importantes para o bem estar da criança enquanto ela está abrigada. Este artigo foi escrito em 2009 e será publicado na revista Psicologia & Sociedade.

Texto elaborado pela psicóloga do IBTS Andressa Sperancetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário