10/05/2010

Estimulação Lógica - matemática

Vários autores e enumeras pesquisas enfatizam o papel dos jogos, das brincadeiras, do lúdico no desenvolvimento humano.

“Freud (1926, vol.XX, p.124) explica que o jogo é a repetição de situações traumáticas com a finalidade de elaborá-las, acrescentando que, ao viver ativamente o que sofreu passivamente, a criança consegue adaptar-se à realidade; por isso avalia a inibição para jogar como índice grave de neurose. Winnicott (1975) observa que a criança joga também para expressar agressão, para adquirir experiência, para controlar a ansiedade, para estabelecer contatos sociais como integração da personalidade e por prazer”.

O ensino da matemática tem ainda mais defensores do uso dos jogos em sala de aula “o jogo é uma forma natural da atividade humana que desabrocha aos 5 anos de idade.
A interação social é valorizada na abordagem Piagetiana por causa de sua importância para a construção do conhecimento lógico-matemático. (KAMII, 1986, P.172-3).
De acordo com Piaget, citado em Antunes (2005), por volta dos sete anos, a criança já tem noção de classificação, seriação e relacionamento, aspectos que auxiliam o desenvolvimento da inteligência lógica-matemática para o uso dos sistemas de numeração, mas as crianças ainda não conseguem raciocinar sozinhas e necessitam manusear materiais concretos que permitam fazer essas relações. Além disso, é necessário aplicar atividades que auxiliem as crianças controlar o tempo, comparar, classificar, analisar, colocar em prática a criatividade, e expressar as idéias.

O material dourado partindo do principio de que o desenvolvimento da inteligência da criança implica uma educação metódica, Maria Montessori, medica italiana, criou o material dourado para esse fim. Esse material compreende diversas séries de jogos destinados a proporcionar uma educação sensorial, estimulando a observação.
Defendido por vários especialistas estimula o desenvolvimento lógico-matemático, pois a partir do concreto auxilia a entender o conceito de número, valor posicional dos algarismos, classe, ordem, posição, composição de números, entre outros. Outro material importante para a estimulação lógica-matemática são os blocos lógicos, pois a criança organiza o pensamento, assimilam conceitos básicos de cor, forma, tamanho, seleção, comparação, classificação e ordenação, passando gradativamente do concreto para o abstrato. Esse material desenvolve ainda a criatividade, atenção, concentração, coordenação viso-motora, motricidade e relações espaciais.

É essa estimulação que o Instituto brasileiro de transformação social (IBTS) trabalha no módulo II, do curso Hora do saber, com crianças de 2º e 3º ano do ensino fundamental.

Texto elaborado pela pedagoga Priscilla Santana Van Kan.

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