23/04/2010

Habilidades Sociais na Infância

Não tenho um novo caminho.
O que tenho de novo é o jeito de caminhar.
(Thiago de Mello)


No mundo contemporâneo a sociedade se modifica muito rapidamente e são muitas as situações complexas com as quais nos deparamos. Para as crianças o mesmo acontece, elas também sofrem com as situações cotidianas, como conviver com regras sociais contraditórias e valores diferenciados.
A felicidade da criança é muitas vezes encarada unicamente com a ausência de problemas, com o amparo pelos bens materiais que possui, aliado ao conforto e a diversão. Embora tudo isso seja necessário, não se pode ignorar que o seu bem-estar pode ser ampliado com a melhoria dos relacionamentos pessoais nos mais variados contextos.
Diante desta realidade é visto a necessidades de possibilitar as crianças o desenvolvimento de um repertório mais elaborado de habilidades sociais, o que certamente contribui para relações sociais amistosas com adultos e crianças.
O conceito de habilidades sociais é compreendido socialmente como “a boa educação”, o que na verdade é uma visão muito limitada, visto que este se enquadra como um campo de conhecimento e aplicação. O termo é aplicado às diferentes classes de comportamentos sociais do repertório de um indivíduo, que contribuem para a competência social, favorecendo um relacionamento saudável e produtivo com as demais pessoas.
As dificuldades interpessoais, decorrentes basicamente de um repertório pobre em habilidades sociais, podem desencadear problemas comportamentais e emocionais, classificados, na psicopatologia infantil, em dois grupos de problemas: externalizantes (que se expressam predominantemente em relação a outras pessoas) e internalizantes (que se expressam predominantemente em relação ao próprio indivíduo). Ambos os grupos podem trazer consequências desfavoráveis para um desenvolvimento saudável.
Alguns autores propõem sete classes de habilidades sociais como sendo necessárias para as crianças: 1) habilidades de autocontrole e expressividade emocional; 2) habilidades empáticas; 3) habilidades de civilidades; 4) habilidades assertivas; 5) habilidades de fazer amizades; 6) habilidades sociais acadêmicas e 7) habilidades de soluções de problemas.
O IBTS atualmente trabalha com o conteúdo de Habilidades Sociais em todos os seus cursos realizados para o programa HSBC Educação, no atendimento à crianças de 4 a 14 anos.

Texto elaborado pela Pedagoga do IBTS, Danielle Mainguê Karam

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