16/04/2010

Psicomotricidade

A Sociedade Brasileira de Psicomotricidade conceitua a Psicomotricidade como sendo uma ciência que estuda o homem através do seu movimento nas diversas relações, tendo como objeto de estudo o corpo e a sua expressão dinâmica - a partir da articulação movimento/ corpo/ relação.

A base do trabalho com as crianças na Educação Infantil consiste na estimulação perceptiva do desenvolvimento do esquema corporal (consciência de seu corpo e das possibilidades), pois a criança organiza, aos poucos, o seu mundo a partir do seu próprio corpo.

Através da ação, a criança vai descobrindo as suas preferências e adquirindo a consciência do seu esquema corporal. Para isso é necessário que ela vivencie diversas situações durante o seu desenvolvimento, tendo como base a afetividade que é o alicerce de todo o processo de desenvolvimento, principalmente o de ensino - aprendizagem.

A prática psicomotora pretende fazer com que as crianças percebam as reais potencialidades de seu corpo, descobrindo suas possibilidades e dificuldades, dividindo experiências e buscando superar as questões que possam vir a prejudicar um desenvolvimento psicomotor satisfatório. Este trabalho normalmente proporciona uma melhor aceitação das diferenças, uma melhor percepção do seu próprio corpo, o prazer do movimento pela brincadeira, o que poderá despertar, conseqüentemente, um maior desejo no ato de aprender.

O IBTS atualmente trabalha com o conteúdo psicomotor através do curso Passatempo & Cia, destinado à crianças da faixa etária dos 4 aos 5 anos de idade, atendidas pelo programa HSBC Educação. A principal proposta deste trabalho é estimular o desenvolvimento da educação motora proativa, para a iniciação escolar, criando espaços e oportunidades onde as crianças possam realizar várias atividades psicomotoras, experimentando variados movimentos e potencialidades do seu próprio corpo.

Texto elaborado pela Pedagoga Danielle Karam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário